O Núcleo Museológico – Rota da Cal

 Fev, 18 - 2016   CulturaLazer


  • Entradas gratuitas para os sócios;
  • Realização de visitas guiadas gratuitas, marcadas com antecedência, para grupos de 6 a 25 pessoas.

Duas pedreiras de pedra calcária, um forno de cal, imóveis de apoio à produção e um conjunto de fósseis, com mais de cinco milhões de anos, compõem este núcleo museológico.

Localizado no Sítio dos Lameiros, concelho de São Vicente, o Núcleo Museológico Rota da Cal é composto por um trajeto pedestre com a duração de 30 minutos, desde as pedreiras de extração calcária até ao museu. Este era o percurso realizado pelos trabalhadores do forno da cal, há muitos anos atrás, no transporte da lenha, calcário e água para o forno da cal.

O núcleo engloba ainda uma área aproximada de 12.000 m2, onde se encontram duas pedreiras de pedra calcária, um forno de cal, um conjunto de fósseis, com mais de cinco milhões de anos, e outros imóveis de apoio à produção, nomeadamente um palheiro, poios e levadas.

Os visitantes podem igualmente visualizar um vídeo que explica o processo da produção da cal, desde a extração do calcário até à sua cozedura e respetivas utilizações. Este é um espaço de relevância em termos de património natural e cultural.

Em 2005, a Rota da Cal foi classificada, pelo Governo Regional da Madeira, como Conjunto de Interesse Público Regional.

Horário de funcionamento:
Terça – Sábado: 10h00 – 14h00
Pausa/Interrupção:
Domingo, Segunda-feira e Feriados

Contatos

Sítio da Achada do Furtado do Barrinho, Lameiros, 9240-211 São Vicente
+351 291 842 018